top of page
Foto do escritorAnderson Silva

A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR EM VIDEOGAMES

Atualizado: 8 de nov. de 2022


 

Os videogames são uma forma de software e, portanto, um objeto óbvio de estudo em Interação Humano-Computador (IHC). A interação com videogames difere da compreensão usual de IHC, no entanto, porque as pessoas jogam videogames em vez de usá-los.



A pesquisa atual de interação humano-computador (IHC) em videogames raramente considera como eles são diferentes de outras formas de software. Isso leva a pesquisas que, embora úteis em relação a questões padrão de design de interface, não abordam especificamente a natureza dos videogames como jogos.


Ao contrário da maioria dos softwares, os videogames não são feitos para suportar tarefas externas definidas pelo usuário, mas definem suas próprias atividades para os jogadores se envolverem.


Argumentamos que os videogames contêm sistemas de valores que os jogadores percebem e adotam e que moldam o jogo. Um foco nos valores dos videogames promove uma visão holística dos videogames como software, mídia e como jogos especificamente, o que leva a um IHC de videogame genuíno.


O que é interação humano-computador (IHC)?


A interação humano-computador é uma disciplina preocupada com o projeto, avaliação e implementação de sistemas de computação interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenômenos que os cercam.


Ela foca no aspecto humano de interagir com sistemas computacionais para que tenhamos a melhor experiência quando nos "comunicamos" com as máquinas. Isso soa familiar? Sim, o UX design surgiu do estudo da interação humano-computador. Ao explorar o comportamento humano, o campo de IHC conseguiu simplificar a interface, tornando-a mais intuitiva, útil e acessível.


A IHC é baseada tanto no conhecimento da máquina quanto no lado humano. A relação entre esses componentes é extremamente relevante, já que os computadores têm utilizações quase infinitas e existem inúmeras possibilidades de “diálogo” entre usuários e computadores.


O lado Humano


Quando humanos interagem com computadores, toda sua trajetória, aprendizados e experiência de vida influenciam essa interação.


Portanto, designers devem ter isso em mente ao criar interfaces ou produtos.


Diante disso, há alguns fatores que a Interação Humano-Computador deve sempre considerar:

  • Desejos e necessidades dos usuários;

  • Habilidades ou possíveis limitações físicas do usuário;

  • Como funciona o sistema de percepção do usuário — pistas que o nosso sistema perceptivo capta do ambiente e que nos leva a uma ação;

  • O que os usuários acham atrativo ou agradável ao interagir com computadores.

O lado Máquina


As informações que um computador contém e as operações que ele realiza são representadas de uma forma que não podemos observar diretamente: dígitos binários codificados em dois níveis de carga elétrica.


O que um computador mostra externamente não reflete naturalmente o que está se passando internamente.


Sendo assim, qualquer feedback que o usuário possa precisar, deve ser explicitamente planejado e programado.


As Interações


As interações entre usuários e computadores acontecem na interface, portanto, o design de uma interface tem impacto direto na eficiência dessas interações.


O modo como o usuário interage com a interface é onde a ciência comportamental, a ciência da computação e outros campos de estudo se cruzam.


O objetivo é minimizar o custo de interação — a quantidade de esforço físico e mental que um usuário deve exercer ao usar a tecnologia — e tornar as interações mais humanas.


Os princípios fundamentais do design IHC

Existem dois princípios gerais de design de HCI que os designers de UX devem considerar ao projetar interfaces para interação humano-computador:


Processando informação

No design de IHC, o processamento de informações fala sobre como as informações são processadas e com que rapidez podem ser feitas.


Processamento de informações humanas

Em um estudo da Johns Hopkins , os pesquisadores descobriram que os humanos pensam o mesmo que os computadores. O cérebro processa, calcula e produz saídas semelhantes ao sistema de processamento central de um computador. As saídas humanas podem ser verbais, emocionais ou físicas.


O humano como componente

O design IHC reconhece o humano como elemento fundamental no design. Toda a interação é centrada em torno do humano. O trabalho do designer de UX é entender a mente humana e projetar a interação necessária através do computador.


Percepção

A percepção varia de acordo com o usuário. O design IHC ajuda os designers de UX a entender essas percepções e criar melhores interações.


Cor

A cor é um elemento central ao projetar interfaces gráficas de usuário. A psicologia das cores da interação humano-computador é uma área de estudo complexa, e a percepção da cor é baseada em fatores culturais e sociais. Os designers de UX devem ter cuidado ao criar paletas de cores devido a esses fatores.


Padrões

Os padrões são vitais para o design IHC para manter o design consistente. Os padrões ajudam os usuários a criar modelos mentais para as interações que estão fazendo. Esses padrões ajudam os usuários a navegar facilmente pelo aplicativo.


Posicionamento

O posicionamento de um objeto em uma interface é vital para melhorar a acessibilidade, a compreensão e a descoberta da interação. Os designers de UX devem sempre se concentrar em tornar as interações descomplicadas para o usuário. Para medir como os usuários se comportam, designers e pesquisadores de UX podem olhar para os dois seguintes tipos de modelos comportamentais:

  • Modelos preditivos : Os modelos preditivos são usados ​​para comparar e avaliar o comportamento do motor no projeto de interfaces e sistemas.

  • Modelos descritivos : Os modelos descritivos são modelos do movimento humano. Eles são comumente visíveis no design e ergonomia da HCI. Eles ajudam a prever o tempo que leva para um usuário se mover para outro alvo para interagir com um objeto.

Os princípios de design da IHC ajudam os designers a definir o escopo da pesquisa com precisão e eficácia.


Quais são as diferenças entre o design HCI e UX?


O design de produto moderno percorreu um longo caminho desde a criação de sites fáceis de usar até o design de interfaces que se concentram em métodos de design centrados no usuário . Nos primeiros dias de desenvolvimento de produtos, o design era meramente uma consideração de aparência estética.


Os designers desempenharam um pequeno papel na produção geral do produto ou serviço.

O nascimento da interação humano-computador (IHC) foi inspirado nesse processo. Desenvolvedores e engenheiros têm uma abordagem de função em primeiro lugar para uma solução, e seu foco é fornecer uma solução de engenharia para um problema existente. O maior problema com essa abordagem era que a linguagem de saída do programador não era fácil de entender para não desenvolvedores. A lacuna entre o sistema e o usuário tornava as interações difíceis e complicadas.


Embora o design UX e o IHC se sobreponham um pouco, existem diferenças importantes que você deve entender. A IHC está focada principalmente nas interações que um usuário tem com o produto e como isso pode ser executado confortavelmente. Os designers de UX estão preocupados com toda a jornada do usuário, composta por todas essas interações.


O design da experiência do usuário tem tudo a ver com desenvolvimento. Pratica a fabricação da experiência de um usuário de produtos, aplicativos ou serviços. É focado na indústria e tem prazos de curto prazo.


A interação humano-computador tem tudo a ver com pesquisa. Ele pratica a construção de uma compreensão fundamental de como os humanos interagem com os computadores e como isso pode ser otimizado. É academicamente focado e tem a oportunidade de estudo de longo prazo.


O principal objetivo do design de interação é garantir que o produto ou serviço tenha o melhor desempenho possível durante o contato com o target e que a relação entre humanos e interfaces seja cada vez mais evoluída.

Você deve estar pensando: mas não seria esse o papel de um UI Designer?Também! Na verdade, as duas frentes se complementam. Digamos que a pesquisa de HCI é um passo anterior, avaliando conceitos mais enraizados, como os psicológicos e comportamentais do consumidor. Já o UI, traduz todos os dados levantados nas pesquisas, transformando em uma interface amigável, funcional e segura.


O impacto do design IHC em UX

O design moderno da experiência do usuário evoluiu através da pesquisa realizada em técnicas de design de HCI. Áreas como design de interação, design centrado no usuário e microinterações têm se beneficiado de pesquisas para encontrar as melhores metodologias de engajamento para melhorar a usabilidade do produto, a funcionalidade e a experiência agradável do usuário. O design HCI ajudou a influenciar as técnicas de design UX .


Aqui estão quatro princípios de design que foram influenciados pelo design IHC:


Design orientado a objetivos

O design orientado a metas é fundamental para o design de IHC. Ele mantém a resolução de problemas como o fator mais importante no design do produto. O design orientado a objetivos se concentra em tornar as interações entre o usuário e o sistema o mais suave possível ao atingir o objetivo final.


Usabilidade aprimorada

Aplicativos utilizáveis ​​criam melhores experiências de usuário. A usabilidade garante que o usuário interaja com o aplicativo passando pelos principais componentes, como capacidade de aprendizado, eficiência, taxa de erros e recuperação de erros do aplicativo sem ficar estressado. Os designers de UX devem se familiarizar com os modelos mentais de seu aplicativo para que possam implementar um design de interface humano-computador significativo para o grupo de usuários pretendido.


Respostas emocionais positivas

O design IHC pode ajudar os designers de UX a criar emoções positivas por meio de cores , elementos consistentes, animações de UX e interações.


Coloque os humanos em primeiro lugar

No design de produtos, é necessário projetar para o conjunto correto de usuários para criar interações significativas entre o computador e o humano. Usando personas, os designers de UX podem criar uma experiência agradável para seus usuários. As emoções influenciam os designers a criar um melhor comportamento do produto.


Coloque os humanos em primeiro lugar

No design de produtos, é necessário projetar para o conjunto correto de usuários para criar interações significativas entre o computador e o humano. Usando personas, os designers de UX podem criar uma experiência agradável para seus usuários. As emoções influenciam os designers a criar um melhor comportamento do produto.

 

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page