top of page
Foto do escritorMentros

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE HUD GUI E UI?

Atualizado: 19 de nov. de 2022


 

Uma dúvida muito comum de gamers e principalmente de desenvolvedores de jogos é entender a diferença entre cada um dessas siglas (HUD, GUI e UI), muitos utilizam de forma errada, hoje espero esclarecer a diferença de cada um deles para vocês. Então aperto o play!



Nos jogos eletrônicos, a UX é constituída por todos os elementos que estão relacionados à interação de um jogador.


Uma interface de usuário em jogos tem como objetivo permitir que um usuário execute uma tarefa dentro de um mundo de jogo por meio de entrada direta ou por meio de uma ação em um Heads Up Display (HUD). A interface do usuário é a seção de um programa que permite interações homem-computador (IHC).


Um tópico muito importante a se tratar no game design são essas siglas que muitos não sabem o que é ou se confundem quando falamos deles, muitas vezes para se tratar de uma interface de usuário, que é para projetar uma boa experiência.


UX para games não é tão diferente de UX para produto como você pode estar pensando, em ambos o fator mais importante na hora de projetar a experiência é o usuário (jogado).


HUD: Heads-Up Display


Estou me referindo ao HUD, mas você deve estar se perguntando "O que diabos é HUD?", muito bem, eu explico.


Batizado assim por causa dos heads-up display encontrados em aeronaves modernas, o HUD é o meio mais efetivo de se comunicar com o jogador, ou seja, o HUD é uma sigla para a palavra Heads-Up Display, que na tradução livre é “monitor de alerta” que é qualquer display transparente que apresenta dados sem exigir que o usuário desvie o olhar de seu ponto de vista, eles podem ser representados por ícones, textos, números e outros meios que o designer achar pertinente.


Um ótimo design de HUD deve passar praticamente despercebido pelo jogador e nunca deve ser um obstáculo para a jogabilidade. Alguns jogos até dão ao usuário a capacidade de editar seu HUD para atender às suas necessidades.


Eles têm a missão de dar ao jogador o domínio das informações de maneira fácil, rápida e precisa. Informações simples como a quantidade da sua própria vida, por exemplo, podem ser fatais caso não passadas de maneira clara. Por isso é preciso sempre que as informações sejam discretas para não atrapalhar, e ao mesmo tempo sejam de fácil acesso.


E pensando nesse sentido, o uso de uma boa paleta de cores será a melhor aliada de suas Huds. Pois, as cores quando bem aplicadas, podem facilmente chamar a atenção do jogador sem precisar tomar a tela inteira do game. Como por exemplo, uma barra de vida que troque da cor verde para a vermelha trás facilmente o sentimento de urgência como na imagem a seguir que mostra um personagem do jogo Valorant perdendo pontos de vida.


Esses elementos precisam transmitir informações de forma rápida e de fácil entendimento. São de suma importância pois ajudam o jogador a identificar uma série de informações que contribuem no desenvolvimento do jogo.

O HUD também pode mudar dependendo da jogabilidade. Por exemplo, se você estiver jogando no modo hardcore no Call of Duty , o HUD será bastante simplificado para fornecer mais desafio e uma experiência realista.


Muitos jogos estão se afastando do HUD tradicional. Eles estão se inclinando mais para uma experiência cinematográfica, porque as empresas de desenvolvimento de jogos querem que o jogador esqueça que está realmente jogando um jogo. Eles querem que eles se sintam completamente imersos na experiência, e nada tira o jogador da experiência como um HUD estático exibindo uma riqueza de informações.


À medida que os jogos progridem, você pode ver diferentes maneiras pelas quais um HUD tradicional é trocado por dicas mais interativas. Por exemplo, em vez de exibir um medidor de saúde na tela, dicas de áudio são usadas para dar dicas ao jogador de que ele está com pouca saúde ou cansado. Os HUDs não precisam depender apenas de elementos visuais. Isso não quer dizer que o jogo não deva usar nenhum tipo de HUD. Dependendo do jogo, a maneiras de implementar diferentes elementos para substituir um HUD tradicional e dar ao jogador uma experiência mais imersiva.


Graphical user interface (GUI)


A graphical user interface (GUI) que é Interface gráfica do usuário, possibilita a interação do usuário com o jogo em si. Esta é caracterizada como a comunicação do jogador com o jogo, mas sem uma parte gráfica na tela, ou seja, são componentes visuais que permite aos jogadores interagir com a história do jogo e invadir o espaço do jogo, por exemplo, botões, barra de rolagem, textos, imagens, janelas e ícones, tudo isso é a interface gráfica do usuário chamada GUI.


Para tornar uma GUI o mais amigável possível, existem diferentes elementos e objetos que o usuário usa para interagir com o software. Abaixo está uma lista de cada um deles com uma breve descrição.

  • Botão - Uma representação gráfica de um botão que executa uma ação em um jogo quando pressionado

  • Caixa de diálogo - Um tipo de janela que exibe informações adicionais e solicita a entrada de um jogador.

  • Ícone - Pequena representação gráfica de um programa, recurso ou arquivo.

  • Menu - Lista de comandos ou opções oferecidas ao jogador através da barra de menus.

  • Barra de menus - Barra fina e horizontal contendo os rótulos dos menus.

  • Faixa de opções - Substituição do menu de arquivos e da barra de ferramentas que agrupa as atividades dos jogos.

  • Tab - Área clicável na parte superior de uma janela que mostra outra página ou área.

  • Barra de ferramentas - Linha de botões, geralmente perto do topo de uma janela de aplicativo, que controla as funções do software.

  • Janela - Seção retangular da tela do computador que mostra o programa que está sendo usado no momento.

Como funciona uma GUI?


Uma GUI usa janelas , ícones e menus para executar comandos, como abrir, excluir e mover arquivos. Embora um sistema operacional GUI seja navegado principalmente usando um mouse , um teclado também pode ser usado por meio de atalhos de teclado ou das teclas de seta .


A GUI e a Ui são bem próximas e semelhantes nas funções, e para muitos é apenas duas formas de dizer a mesma coisa. Mas, para outros tanto a GUI quando a UI são o complemento uma da outra e juntas compõem as HUDs.



O design de interface está entre os aspectos mais desafiadores no desenvolvimento de games. Muitas informações devem ser transmitidas ao jogador em um pequeno espaço na tela. Um projeto de interface ruim pode acabar com a experiência de jogo e destruir um bom concept design.


A interface do usuário não deve exigir que o jogador tenha que aprender muito, se houver novas habilidades para ter acesso a ele, deve ser construído com a ideia do conhecimento que o usuário já tenha em mente. Muitas variações de UI permitem a escolha do usuário tanto quanto possível por meio de botões, menus, controles deslizantes e outros widgets opcionais ou através da criação de UIs que permitem alterações manuais pelo usuário, e opções de alternância também podem ser usadas aqui. A finalidade das UIs deve sempre ser feita com a ideia de aprimorar a experiência do usuário e simplificar as tarefas.


A UI é um complemento das Huds, mas que não necessariamente precisam estar o tempo todo sendo exibidas na tela. Eeles geralmente andam de mãos dadas quando o design do jogo é bem-feito.

Elas são utilizadas na interação do player através dos controles, com o jogo em si em momentos durante a gameplay. Como por exemplo, quando entramos em um diálogo com um NPC, quando abrimos uma porta, ou coletamos suprimentos no jogo. Basicamente, sempre que existe uma interação do jogador com o game e são exibidas mensagens ou alertas na tela.


 

29 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page