top of page
Foto do escritorMentros

COMO CRIAR DESIGNS DE INTERFACE DO USUÁRIO PARA JOGOS: PRÁTICAS RECOMENDADAS, DICAS E EXEMPLOS

Atualizado: 5 de dez. de 2022


 

Você sabia que o número total de jogadores em todo o mundo aumentará para mais de 3 bilhões de pessoas até 2023? Você sabia que um ótimo design de IU de jogo não apenas ajuda a trazer os jogadores para o seu PC ou jogo para celular, mas também aumenta a conversa online sobre o seu jogo? Aprender sobre as tendências populares de design de IU de jogos também o inspirará a criar um site, aplicativos e outros projetos melhores.

Projetar uma interface de videogame depende da narrativa e da direção de arte do jogo. Os designers de videogames precisam saber que história o jogo está contando e como a interface avança os jogadores nessa história. A direção de arte determina o estilo visual ou humor dos componentes da interface.


Aqui vão cinco dicas para melhorar a Interface do Usuário (UI) de um jogo

  1. A forma segue a função

  2. Seja consistente no design da interface do usuário

  3. O padrão é suficiente

  4. Acessibilidade é mais importante do que 'beleza'

  5. Leve várias resoluções em consideração


Uma boa IU de jogo ajuda os jogadores a navegar pelo jogo, encontrar as informações certas, completar desafios e desbloquear recompensas. Essa interface deve ser feita nos mínimos detalhes. Deve ser visualmente atraente, mas acima de tudo funcionalmente sólido.


A forma segue a função


Uma regra importante ao criar uma IU de jogo é que a forma de um objeto segue sua função e não o contrário. Este princípio é chamado de “forma segue função” e desempenha um papel importante no design do jogo.

O princípio 'forma segue função' não é aplicado apenas no desenvolvimento de jogos. Os fabricantes de automóveis também o utilizam. Em 1998, a FIAT apresentou o FIAT Múltipla: o exemplo máximo de “forma segue função”.


FIAT Múltipla


No ano 2000, o FIAT Múltipla ganhou o “Prêmio Carro Mais Feio” e com razão. No entanto, no mesmo ano, a FIAT ganhou o prêmio de “Melhor Carro Familiar do Ano” e é disso que se trata. A FIAT projetou um carro com duas fileiras de três assentos: três na frente e três atrás. O design surgiu da função do carro: um carro familiar para seis pessoas que também era agradável de dirigir.


Quer se trate de carros ou interfaces de jogos: certifique-se de que a aparência flui da função do elemento.


Seja consistente no design da interface do usuário


A IU de um jogo deve ser consistente. Pense na maneira como os jogadores interagem com o jogo. Se um botão usado com frequência estiver primeiro no canto superior esquerdo, depois no próximo nível no canto inferior esquerdo e depois no canto superior direito novamente, isso confundirá o jogador.


O uso de cores e espaços em branco também deve ser consistente. É aconselhável usar uma paleta de cores fixa com cores primárias e secundárias. Certifique-se de que haja um equilíbrio entre uma cor mais escura e uma cor ligeiramente mais clara. Finalmente, é bom usar verde para elementos que dão feedback positivo e vermelho para avisos, notificações e feedback negativo.


O padrão é suficiente


A criatividade é uma boa qualidade, mas também pode funcionar contra você no design da interface do usuário. Como mencionado anteriormente, o design deve fluir da funcionalidade e é importante ser consistente no design. Além disso, gostaríamos de acrescentar que você não precisa reinventar a roda. Por exemplo, um ícone padrão para um 'botão iniciar' atende rapidamente aos requisitos e, portanto, não precisa ser reprojetado. Não apenas leva tempo para criar um novo ícone, mas também é necessário testá-lo pelo grupo-alvo e ajustá-lo, se necessário.


Você pode usar ícones padrão usando sistemas de design existentes. Um 'sistema de design' é uma visão geral dos elementos padrão para uma interface de usuário. A vantagem dessa visão geral é que todos os elementos precisam ser testados apenas uma vez pelo usuário e podem ser implementados por toda a equipe de desenvolvimento com um clique.


Você não precisa criar um sistema de design sozinho se puder se inspire em grandes jogos, como GTA V, The Last Of Us, League of legendes e outros.


Acessibilidade é mais importante do que 'beleza'.


Uma das partes mais importantes ao desenvolver uma interface de jogo é a acessibilidade. Acessibilidade de um jogo não significa apenas que o jogo pode ser jogado em diferentes sistemas. Trata-se principalmente de tornar o jogo acessível ao maior número de pessoas possível. Nos próximos parágrafos, veremos a legibilidade e os espaços em branco.


Os textos são legíveis?


Os designers de interface do usuário experimentam muito as fontes para ajustá-las ao cenário de um jogo. No entanto, isso geralmente ocorre em detrimento da legibilidade. O vídeo abaixo dá uma boa explicação sobre tipografia em jogos e como pequena ajustes podem fazer uma grande diferença:



Há espaço em branco suficiente entre os elementos?

O espaço em branco é geralmente descrito como o espaço entre duas linhas de texto. Como você pode ver neste blog, há espaço suficiente entre as linhas para garantir que você não se perca no texto.


Pela mesma razão, há uma linha inteira de espaço em branco entre este e o último parágrafo!


O espaço em branco também é importante em torno dos elementos na interface de um jogo. Existem dois tipos de espaço em branco: micro e macro . Os botões não devem estar muito próximos uns dos outros (micro-espaço em branco) e nem muito perto da borda da tela (macro-espaço em branco).

Leve várias resoluções em consideração


A quinta dica que gostaríamos de compartilhar com você parece lógica: leve em consideração várias resoluções e proporções. Isso é difícil hoje em dia com muitos dispositivos e resoluções de tela diferentes em celulares, tablets e desktops. Se você mesmo tiver uma resolução diferente, logo notará que muitos desenvolvedores ignoram isso e a interface ou os efeitos não usam a tela inteira.

Você economizará muito trabalho e tempo se verificar seus designs regularmente durante o desenvolvimento: tornar a interface adequada para diferentes telas posteriormente é um trabalho tedioso. Teste-o com frequência e mantenha-o atualizado.


Por que você deve se preocupar com o design da interface do usuário do jogo?


Os designs de interface do usuário do jogo referem-se à interface do usuário que os jogadores veem pela primeira vez quando entram em um jogo de aplicativo da web ou móvel. Eles funcionam como uma ponte para conectar o jogo e os jogadores, tornando mais fácil para os jogadores entender rapidamente a mecânica do jogo, encontrar as informações corretas e começar a jogar o mais rápido possível.


Quanto melhor for o design do seu jogo, incluindo melhor narrativa, animações de alta qualidade, gráficos de personagens, mecânica de jogo e experiência do usuário, mais tempo os jogadores provavelmente jogarão. Quanto mais imersiva for a IU do seu jogo, maior a probabilidade de os jogadores fazerem uma compra.

No total, a interface do usuário de um jogo é um fator importante para um cliente em potencial e, quanto melhor a interface do usuário, maior a probabilidade de sua receita aumentar.


Diferença entre UIs de jogos e UIs comuns


O objetivo da IU de um jogo é imergir os usuários no jogo e incentivar as compras (seja do jogo ou de conteúdo adicional). Essa meta difere das UIs de sites ou aplicativos e é exclusiva das seguintes maneiras:


  • As interfaces de usuário do jogo usam visuais mais atraentes

Para atrair jogadores e mantê-los imersos no jogo, os designers usam visuais atraentes em suas interfaces de jogo com muito mais frequência, como cores vivas e fortes, imagens de alta resolução, belas ilustrações, fontes grandes e em negrito e assim por diante.


  • As interfaces de usuário do jogo vêm com gestos mais intuitivos

Para garantir que os jogadores possam se atualizar rapidamente e começar a jogar o mais rápido possível, os designers criam gatilhos ou gestos simples para ajudar os jogadores a jogar. Isso cria gatilhos fáceis de usar, mas complexos o suficiente, como deslizar, clicar ou tocar para ajudar o jogador a aproveitar o jogo apenas com os dedos.


  • As interfaces de usuário do jogo fornecem guias simples e dicas de ferramentas com frequência

Ao contrário de outras UIs comuns de sites ou aplicativos que precisam de parágrafos para entregar mensagens, as UIs de jogos geralmente optam por fornecer tutoriais simples e curtos ou dicas passo a passo. Os guias relevantes aparecem apenas quando você conclui a etapa anterior.


  • As UIs do jogo reduzem os elementos para fazer os jogadores se concentrarem em jogar

Para reduzir todas as distrações possíveis, as IUs do jogo são projetadas para serem o mínimo possível e permitem que você se concentre apenas no centro da tela.

  • No entanto, as interfaces do jogo podem criar dependência

Quanto mais tempo os jogadores jogam, maior a probabilidade de fazerem compras adicionais no jogo. Isso incentiva os designers a fazer todo o possível para que o jogador permaneça no jogo o maior tempo possível. Isso é visto com visuais atraentes, mecânica de jogo fácil de entender e métodos de narrativa envolventes. No entanto, se um designer os torna muito bons, isso pode fazer com que os jogadores se tornem viciados no jogo, o que atualmente é um grande problema entre os adolescentes.


Ao projetar a interface do usuário de um jogo, é importante lembrar de garantir que a interface do usuário não seja viciante e que, embora seja ótimo projetar um jogo que gere grandes quantidades de receita, o bem-estar de seus jogadores também é importante.


Como fazer os designs de IU do seu jogo brilharem?


Resumimos 10 das melhores práticas que podem fazer os designs de IU do seu jogo brilharem:


1. Faça os jogadores entenderem seu jogo naturalmente


Quanto mais complicado for o entendimento da interface do usuário do jogo, maior a probabilidade de os jogadores não ficarem viciados na primeira tentativa e você provavelmente perderá jogadores imediatamente. Siga as convenções de design padrão às quais os jogadores estão acostumados, garantindo que os novos jogadores entendam naturalmente o jogo imediatamente e aproveitem o jogo sem quaisquer barreiras para jogar.


2. Guie os jogadores usando o método certo na hora certa


Ao criar um jogo para web ou para celular, você não precisa apresentar todos os tutoriais ou dicas em uma única página ou pop-up de uma só vez, como faria com outras UIs de aplicativos comuns. Em vez disso, para orientar os usuários no momento certo, você precisa selecionar os métodos certos:

  • Use um breve vídeo de introdução ou pop-up para explicar todos os fundamentos quando os jogadores entrarem no jogo pela primeira vez

  • Use um pop-up de bolha com frases curtas para dar aos jogadores um guia passo a passo

  • Use um caminho visual para guiar os jogadores por todo o processo de reprodução, passo a passo

  • Use ícones de seta grandes, em negrito e destacados para apontar os jogadores na direção certa

  • Use gifs ou vídeos intuitivos para ensinar aos jogadores como concluir uma etapa específica

  • Use efeitos de foco e dicas de ferramentas para garantir que os jogadores entendam todos os botões ou recompensas

Existem muitas maneiras de orientar um usuário e você deve sempre selecionar o caminho certo no momento certo.

Por exemplo:


Tutorial do Valorant

Quando o jogador inicia seu primeiro jogo, pop-ups de bolhas com frases curtas guiam o jogador passo a passo.


Para guiar os jogadores através de um jogo da web ou móvel, você também pode adicionar um caminho linear simples ou mapa para guiar claramente os usuários passo a passo e também mostrar todas as recompensas.

Há também várias dicas que você deve ter em mente:

  • Mostre o guia ou as informações somente quando o jogador precisar e permita que os jogadores desativem as dicas.

  • O guia ou tutoriais devem sempre ser sobre as interações comuns dos jogadores com o jogo

3. Permita que os jogadores pulem coisas


É uma ocorrência comum que alguns jogadores já tenham experimentado seu jogo na web ou para celular antes e o desinstalado por algum motivo.

Para esses jogadores, passar por esses tutoriais novamente será irritante e frustrante e, para oferecer uma melhor experiência ao usuário, permita que os jogadores pulem esses guias e tutoriais.


4. Faça com que suas recompensas e compras no aplicativo se destaquem


É importante destacar suas recompensas e compras no aplicativo para aumentar a receita do jogo. Para atrair vendas, adicione visuais ousados, mostre os objetos disponíveis para compra e por que os usuários devem comprá-los.

Isso pode ser feito de várias maneiras, e muitos jogos fazem isso de maneira única. Crie protótipos dos menus e pop-ups de recompensas e compras no aplicativo, teste-os em jogadores reais e descubra qual funciona melhor.


5. Nunca desordene a interface do usuário do jogo


Seja projetando um site, aplicativo ou design de interface do usuário do jogo, garantir que a interface do usuário não esteja confusa é sempre o princípio de design número um a ser lembrado. Uma interface com texto e imagens em todo o lugar afeta negativamente qualquer mensagem que você está tentando entregar e cria um impacto ruim na experiência do usuário. Mantenha o texto e as imagens claros, dessa forma os jogadores estarão focados apenas no que você deseja que eles foquem.


6. Crie uma hierarquia visual clara


Além dos layouts que fornecem hierarquia em si, como designs de grade populares, os designers devem criar uma hierarquia visual clara usando tamanhos de fonte, contrastes de cores, cabeçalhos, títulos e subtítulos para indicar a importância e orientar os usuários.


Nos jogos, isso pode ser feito usando cores, fontes ou animações para indicar informações sobre algo no mundo do jogo, como uma loja de ferramentas ou garagem.


7. Torne a navegação acessível, como a barra lateral

Cada jogo de aplicativo da web ou móvel tem espaço de tela limitado. Para manter os jogadores imersos no jogo, os designers costumam usar todas as formas possíveis para estender o espaço da tela, o que pode não ser útil para uma navegação acessível.


No entanto, isso não significa que você não possa criar uma navegação acessível para o seu jogo. Na verdade, uma barra lateral simplificada ou navegação de hambúrguer ajuda a evitar muitos problemas de navegação. Permitir aos jogadores uma maneira fácil de mostrar ou ocultar os menus de navegação também é outra boa solução e ajuda a reduzir qualquer aborrecimento do jogador.


8. Torne seu jogo responsivo

Ao projetar um aplicativo de jogo de site, você deve prestar atenção ao design responsivo, permitindo que os jogadores joguem o jogo em diferentes dispositivos com propriedades diferentes (proporção, tamanho da tela e assim por diante). Cada tela, animação, menu, pop-up e outros detalhes do jogo devem ser adequados para uma variedade de dispositivos e devem ser carregados o mais rápido possível em todos os dispositivos.


9. Permita que os jogadores deem feedback


O feedback real do usuário é importante para designers ou proprietários de aplicativos para melhorar continuamente a experiência do usuário. Certifique-se de que um formulário de feedback foi adicionado ao seu jogo e também pode ser acessado sempre que necessário. Os jogadores terão prazer em fornecer feedback para melhorar sua experiência, deixe-os fazer isso facilmente.

Também é essencial enviar uma notificação automática ao jogador quando o feedback for aceito e resolvido.


10. Teste as IUs do seu jogo


A interface do usuário do jogo tem sua própria mecânica de jogo e fornece informações do jogo de suas próprias maneiras. Para evitar erros de design ou problemas de uso, você deve sempre testar as IUs do seu jogo.


Uma poderosa ferramenta de prototipagem de interface do usuário como o Mockplus ajuda você a visualizar todos os detalhes em minutos e testar totalmente seu jogo em todos os computadores e dispositivos móveis. Um único link pode ajudá-lo a convidar parceiros, co-trabalhar em tempo real no mesmo projeto e compartilhar com facilidade.

 

Komentáře


bottom of page