top of page
Foto do escritorMentros

O QUE É A UI DO JOGO? UM GUIA COMPLETO PARA INICIANTES SOBRE DESIGN DE INTERFACE DE JOGO

Atualizado: 5 de dez. de 2022


 

Pressione A para continuar

Quando pensamos em videogames, animação e design de personagens geralmente vêm à mente. Mas nenhum jogo está completo - ou mesmo utilizável - sem um bom e velho design de interface do usuário. Sim! Há um enorme espaço para designers de interface do usuário na indústria de videogames, e você logo verá por quê.

Dica: O que é a IU do jogo?


Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é a interface do usuário do jogo. Simplificando, o design da interface do jogo se concentra na criação de pistas visuais que ajudam os usuários a seguir o curso de ação pretendido em qualquer videogame. Pense em instruções na tela como 'Pressione X para abrir' ou um mapa dos arredores.


Claro, design de interface de jogo é muito mais do que isso — e é um espaço que continua evoluindo com novas tecnologias e plataformas. Por exemplo, projetar um jogo para Xbox, onde o jogador usará um controle, é muito diferente de projetar um jogo para celular, onde tudo gira em torno da tela sensível ao toque.

Iremos nos aprofundar nesses conceitos daqui a pouco. Mas primeiro, vamos obter uma visão completa do processo de design do jogo.


Corpo a corpo de design de jogos: quando o UX encontra a interface do usuário

Como acontece com a maioria das coisas em design, onde quer que haja um designer de interface do usuário , é provável que você encontre sua contraparte de UX .


Aqui está como a colaboração entre essas funções geralmente se parece no design de videogame:

Primeiro, o designer de UX mapeará a jornada do jogador. Eles geralmente criam uma maquete ou wireframe detalhando essas etapas e onde cada decisão pode levar o jogador. Uma boa regra para designers de UX nesta fase é incluir apenas as etapas e pontos de decisão que são absolutamente necessários.


Em seguida, o designer de interface do usuário começará a criar uma linguagem semântica usando elementos como cor , tipografia, hierarquia de conteúdo e formas para tornar essas etapas o mais intuitivas e atraentes possível. O objetivo é capacitar os jogadores a tomar decisões com rapidez e confiança - exceto quando você quiser desviá-los, é claro 😉.


Durante todo o jogo, os designers de UX e UI trabalharão em estreita colaboração com os designers de gráficos em movimento, que começarão a pensar em maneiras de animar aquelas telas de seleção de personagens, mapas e árvores de habilidades que conhecemos e amamos.

E embora pudéssemos passar horas conversando sobre todos os aspectos do design de jogos, o personagem escolhido para hoje é o 'Game UI Designer'. Então, vamos dar uma olhada no que o enredo deles envolve.

Primeira missão: Compreendendo os componentes da interface no design da interface do usuário do jogo

Quando se trata de design de interface do usuário do jogo, existem quatro tipos de representação visual: diegética, não diegética, espacial e meta. Para se tornar um ótimo designer de IU de jogos, primeiro você precisa entender o que eles significam e como usá-los de maneira eficaz. Vamos derrubá-los.

Diegético: elementos de interface do usuário que podem ser vistos ou ouvidos pelo personagem e se encaixam no contexto da história. Exemplos: um telefone com tela visível, hologramas e outros gadgets futuristas.


Não diegético: elementos de interface do usuário que existem fora do jogo ou da história e que apenas o jogador vê. Exemplos: telas de menu, janelas de missão e barras de saúde.


Espacial: elementos da interface do usuário que são representados no espaço do jogo, mas não são visíveis para os personagens. Exemplos: contornos de personagens indicando quem são os inimigos, uma seta mostrando onde um objeto arremessado cairá e rótulos de texto.


Meta: elementos de interface do usuário que são contextuais ao jogo, mas não são representados no espaço do jogo. Exemplos: texto de rolagem ou sobreposições coloridas que indicam uma mudança no estado de saúde do jogador.


Aqui está uma rápida olhada em como você pode diferenciar entre os quatro tipos de representação visual.

Segunda missão: Game UI design em ação

Como vimos, há muitos elementos de videogame que realmente se enquadram no design da interface do usuário. Os designers de interface do usuário criam qualquer coisa, desde barras de saúde até seleção de personagens e telas de inventário. Mas há um lugar que é composto quase inteiramente de elementos de interface do usuário: o HUD, ou Heads-up Display.

Você pode pensar no HUD como uma sobreposição que abriga todos os tipos de elementos da interface do usuário. É onde o jogador encontrará a maioria das informações que procura enquanto joga. Para entender isso no contexto, vejamos este exemplo do Persona 5 .

Aqui, você pode ver como o HUD abriga as barras de saúde e resistência do personagem-título no canto inferior direito, um menu de ações ao redor do personagem e até mesmo alguns guias de texto no canto superior direito para lembrar o jogador de seu próximo movimento.


Como explica este episódio do Game Marker's Toolkit, podemos categorizar a maioria dos elementos do HUD como medidores ou visualizações.


Os medidores , como barras de saúde e mapas, ajudam o jogador a entender o que está acontecendo no jogo e o que pode acontecer. Esses elementos da interface do usuário visam ajudar o jogador a tomar decisões informadas e abrangentes.


Pré -visualizações , como uma camada de texto indicando que você deve pressionar X para abrir uma porta ou arcos de lançamento mostrando onde um item cairá, deixe o jogador saber sobre os efeitos imediatos de suas ações. O objetivo é dar ao jogador uma sensação de segurança sobre seu próximo movimento.


Você também pode aumentar ou diminuir a dificuldade de um jogo por meio de elementos da interface do usuário. Se você pensar bem, o jogador recebe a maioria das dicas através do HUD. Frequentemente, ao escolher entre os modos Fácil, Normal e Difícil, você está na verdade selecionando a quantidade de dicas de HUD que verá na tela. Isso, e talvez algum aumento de HP para os bandidos.

Terceira missão: Escolhendo um software de design de interface do usuário para jogos

Tudo bem, então chega de lições! Agora que abordamos alguns conceitos básicos de design de IU de jogos, é hora de começar a trabalhar. Como e onde devemos começar a criar o próximo videogame no topo das paradas? Para um designer de interface do usuário, tudo começa com a escolha do software de design de interface do usuário certo.

Além de atender às suas necessidades básicas de design de interface do usuário, como listas de camadas, ferramentas de estilo e edição de vetores, aqui estão alguns recursos essenciais a serem observados:

  • A capacidade de criar uma biblioteca de elementos reutilizáveis ​​para que você possa armazenar qualquer coisa, desde versões diferentes da mesma barra de saúde até mapas de tamanhos variados. Imagine todo o tempo que você estará economizando!

  • Uma funcionalidade de prototipagem para que você possa dar vida ao wireframe do seu designer de UX usando sobreposições e visualizar sua interface do usuário em ação

  • Opções de colaboração para que você possa trabalhar em conjunto com designers de UX e outros colegas de equipe enquanto ajusta seu design

  • Ferramentas de transferência adequadas para que seja fácil para seus desenvolvedores transformar seu design em um videogame totalmente funcional.

Revisão:

  • A interface do usuário do jogo se concentra na criação de dicas visuais que ajudam os usuários a seguir o curso de ação pretendido em qualquer videogame.

  • Essas pistas podem ser diegéticas, não diegéticas, espaciais ou meta.

  • O HUD (Heads-up Display) é uma sobreposição poderosa que abriga muitas dessas dicas - especialmente medidores e visualizações - durante o jogo.

  • Os designers de interface do usuário do jogo trabalham em estreita colaboração com designers de UX e designers de gráficos em movimento.

  • O software de design de interface do usuário certo terá recursos como prototipagem, colaboração, transferência e elementos reutilizáveis.

E aí está! Esperamos que você tenha aprendido uma ou duas coisas sobre o design da interface do usuário do jogo e que esteja se sentindo pronto para experimentar por si mesmo. E se não... talvez tenhamos apenas dado a você um monte de detalhes que você não poderá deixar de ver na próxima vez que jogar seu videogame favorito.

Então o que você diz?



 

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page